10 setembro 2007

Estudantes de jornalismo da UFRN publicam reportagens nos jornais diários de Natal


Os estudantes de jornalismo da UFRN iniciaram nova fase de produção de reportagens, cujos melhores trabalhos serão publicados nos dois principais jornais diários de Natal, Tribuna do Norte e Diário de Natal.

Os alunos produzem reportagens sobre assuntos diversos, conforme discussão de pauta realizada na disciplina Reportagem, Pesquisa e Entrevista ministrada pelo professor Gerson Luiz Martins. Neste semestre foram produzidas sete reportagens e selecionadas cinco. Dessas, os editores da Tribuna do Norte e do Diário de Natal selecionam aquelas que mais interessam ao jornal, conforme sua linha editorial e pertinencia dos assuntos para o período.

A experiência começou no primeiro semestre de 2007 com resultados muito satisfatórios. Os estudantes vivenciam a prática da reportagem, da pesquisa e da entrevista jornalística e podem ver seus trabalhos publicados nos principais jornais locais, como forma de realização do esforço praticado ao longo de 30 dias para produzir as matérias.

As equipe são divididas com cinco a seis pessoas que nomeiam dois repórteres, dois editores e um ou dois pauteiros. Essa divisão, embora determinem a responsabilidade de cada um no trabalho, não significa que a equipe trabalhe isoladamente, cada membro pode e auxilia o outro na sua tarefa. Além das matérias, os alunos produzem as fotos e infográficos necessários para a pauta.

Segundo o diretor de redação da Tribuna do Norte, Carlos Peixoto, esse trabalho é também uma forma de verificar as potencialidades dos estudantes e abre possibilidade para que os mesmos possam ser contratados pelo jornal depois de formados. O editor do Diário de Natal, Carlos Magno, destaca a importância do projeto, pois aproxima as aulas de jornalismo da prática cotidiana de produção da notícia e coloca os alunos no ambiente profissional a cada fase de produção das reportagens.

* O jornal Diário de Natal recebe o nome de O Poti em suas edições dominicais.

Nenhum comentário: