05 novembro 2007

Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet é o primeiro no gênero no Brasil


Por Marcos Palácios e Beatriz Ribas

Será lançado no próximo sábado, 10 de novembro, o Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet, que reúne Exercícios e Estudos Dirigidos produzidos pelos Professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A publicação é a primeira desse tipo no Brasil e destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins.
Os exercícios têm caráter básico e introdutório e estão divididos em três tipos.
Os exercícios incluídos na Parte I têm objetivos claramente instrumentais: gerar ou aperfeiçoar habilidades no uso de ferramentas e utilitários, geralmente on-line, que são essenciais para tarefas jornalísticas em geral e para a realização de exercícios mais avançados de observação, crítica e reflexão (Partes II e III).
A Parte II é constituída por exercícios que exploram as características básicas do Jornalismo na Internet: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Atualização Contínua, Memória.
Os exercícios na Parte III foram elaborados em torno de diversas práticas e recursos jornalísticos existentes na web.
Os autores esclarecem que os exercícios e estudos dirigidos no Manual têm o objetivo de funcionar como exemplos de atividades. A intenção é que eles sirvam de “sementes” e inspiração para a criação de outros, seja pelo desdobramento de temáticas ali tratadas, seja pela exploração de outras áreas do Jornalismo na Internet não contempladas nos exercícios da coletânea.
O Manual traz um prefácio do Prof. Elias Machado e é complementado por um site que tem por finalidade facilitar a navegação e agilizar a execução dos exercícios propostos.

Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet
Editora: EDUFBA
Autores: Marcos Palacios e Beatriz Ribas
Local: Instituto Goethe, ICBA (Salvador - Bahia)
Dia: Sábado, 10 de novembro
Horário: 17 horas
Apoio: CNPq e FAPESB

Nenhum comentário: