08 novembro 2007

5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo começa dia 15


O 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela SBPJor, começa no próximo dia 15 de novembro, em Aracajú. O tema central do evento é Metodologias de Pesquisa, um dos maiores desafios dos pesquisadores em jornalismo para constituir e refinar metodologias apropriadas às especificidades do objeto e capazes de interpretar as particularidades do jornalismo como prática profissional.

Uma variada programação, composta com uma conferência principal e duas mesas temáticas, pretende oferecer aos participantes uma diversidade de contribuições com o objetivo de aprimorar o debate metodológico entre os nossos pesquisadores. A conferência de abertura estará a cargo do professor Maxwell McCombs, da Universidade do Texas e um dos maiores especialistas em metodologia no campo do jornalismo na atualidade. Jornalista profissional, McCombs é autor de uma das mais importantes teorias formuladas no campo do jornalismo: a teoria do agendamento.

Nas duas mesas temáticas serão discutidos o estado da arte da pesquisa em jornalismo e a diversidade de metodologias aplicadas na atualidade pelos pesquisadores do campo. As mesas temáticas têm um duplo propósito: 1) com o levantamento do que se está fazendo no campo a SBPJor espera contribuir para dotar os colegas de uma visão global sobre a situação atual da pesquisa e 2) com a apresentação de métodos diferenciados de pesquisa a SBPJor busca socializar entre os pares as metodologias de pesquisa que são utilizadas por alguns dos mais importantes pesquisadores da área.

Confira a programação do evento no endereço: http://www.sbpjor.ufsc.br/5sbpjor/index.php?sbpjor=programa.

Nenhum comentário: