25 outubro 2007

GOL - Conforto e a frota mais moderna do Brasil


Assim está registrado na revista de bordo da Gol, produzida pela Trip Editora: "O conforto é total: o Boeing 737-800 transporta 189 passageiros graças às modificações em sua estrutura interna". Com certeza a estrutura interna foi remodelada, uma aeronave que pode, no máximo, alojar confortavelmente 162 passageiros, foi alocada para 189. O espaço entre as poltronas não passa de 20 cm. Isso faz com que quando o passageiro da sua frente recline a poltrona, você corre um sério e real risco de quebrar o nariz. Há alguns anos era possível trabalhar durante as viagens mais longas com um notebook, hoje isso é impossível, não dá para abrir o computador, você não consegue olhar para a tela, que fica tampando o teclado. Veja a foto acima, do lado direito. Se quiser pode clicar nela e ampliar para visualizar melhor.

Outro fator de conforto para o passageiro da Gol se traduz nos também confortáveis toillets. Eles têm um sensível, forte, e com certeza ao gosto dos proprietários da empresa e da tripulação, odor de urina. Em 100% dos vôos da Gol, o toillet fede, esse é o melhor adjetivo para o forte cheiro exalado.

Há ainda outro fator de conforto na "frota mais moderna do Brasil", enquanto em solo os passageiros têm a sensação "agradável", proporcionada pela Gol, de estar no deserto do Saara sob o sol das 12 horas. Para complementar o conforto do passageiro, a empresa determinou não utilizar o ar condicionado em solo. O ar só pode ser ligado quando em altitude de cruzeiro, quando a temperatura externa atinge a casa dos 50º C - negativos. Segundo um tripulante da Gol, nessa altitude o equipamento de ar condicionado funciona melhor. Por que será hem?

A "frota mais moderna do Brasil" tem idade média de 15 anos, basta verificar as plaquetas de fabricação que estão fixadas na porta de entrada da aeronave.

Para finalizar, todos esses confortos que a empresa proporciona, além é claro da clássica barrinha de cereais, que virou piada em todo país, as tarifas não são diferentes dos concorrentes. O consumidor pode, se quiser, receber todo esse "conforto", conscientemente assumido, em troca de uma tarifa menor. No entanto as tarifas subiram e o "conforto"continua o mesmo, até pior.

Tenho que parar, pois se abrir espaço para todos os "confortos" da Gol Linhas Aéreas, a relação seria muito extensa: atrasos, perda de bagagem, cancelamento de reservas antes do "no show", e muitos outros.

Nenhum comentário: