16 junho 2005

Jornalismo se constitui campo de pesquisa consolidado

O jornalismo pode ser considerado um campo, uma área de pesquisa consolidada. O crescimento dos trabalhos produzidos e publicados em Congressos, Simpósios, Seminários e em edições impressas e eletrônicas são documentos comprobatórios da solidez e da realidade do fato.
No momento em que o CNPq discute uma nova tabela das áreas de conhecimento é impensável que o Jornalismo não seja mencionado esteja, minimamente, como subárea da Comunicação. Nos dias 20 e 21 de maio acontece em São Paulo, na ECA/USP, uma reunião para construir um documento com as contribuições da área de comunicação. Haverá sensatez entre os pesquisadores para indicar ao CNPq o Jornalismo como campo consolidado, principalmente por meio da institucionalização, crescimento e demanda crescente estabelecida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor em seus últimos encontros.
O texto publicado pelo professor e jornalista Nilson Lage, no último dia 12 de maio, no Observatório da Imprensa, qualifica perfeitamente os riscos de um não reconhecimento do campo. A formação jornalística demanda pela qualidade de um profissional essencial nas relações sociais do século XXI. Essa qualificação deve passar, necessariamente, pela produção de pesquisa e pela construção constante de novos fazeres jornalísticos. Não se poderá continuar a reproduzir nas escolas de jornalismo o que se fazia há quase um século. As novas tecnologias capilarizam pela convergência das mídias, a multimídia, e com o acesso universal às mídias do ciberespaço a demanda pela qualificação profissional do jornalista cresce geometricamente.

Nenhum comentário: