28 março 2008

Seminário discute o conhecimento do Jornalismo

Do sítio web PósJor/UFSC

O I Seminário sobre Jornalismo e Conhecimento, sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com opiniões divergentes sobre o tema central, mas foi a conclusão unânime sobre o campo que marcou o encerramento. O evento começou no dia 27 com cerimônia de abertura seguida por conferência do Prof. Dr. Nilson Lage (USFC).

No dia 28, três painelistas fizeram exposições sobre o tema central do evento. O Prof. Dr. Eduardo Meditsch (UFSC) citou conceitos de conhecimento de maneira geral e da perspectiva do jornalismo, onde são construídos e as especificidades do Jornalismo como conhecimento. A seguir, o Prof. Dr. Carlos Franciscato (UFS), usou a linguagem para situar conhecimento e jornalismo. Ele falou do conhecimento no, do e para o Jornalismo. Por fim, o Prof. Dr. Gerson Martins (UFMS) apresentou sua visão do ensino do Jornalismo atualmente. Entre outros fatores, ele acredita que o ensino na área está sendo prejudicado pela falta de professores formados em Jornalismo e/ou com experiência prática como jornalistas. Afora isso, Martins ressaltou o crescente desinteresse de alunos em fim de graduação, além do declínio da procura de alunos nos cursos.

Ao final, o Seminário contou com um debate no qual participaram a Prof. Dra. Tattiana Teixeira (UFSC), o Prof. Celso Schröder (PUCRS) e o Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini (UEPG- PR). Os debatedores concentraram-se nas exposições anteriores. Apesar das opiniões divergirem entre mais ou menos otimistas, todos concordaram que o Jornalismo segue para o amadurecimento de uma teoria própria.

Nenhum comentário: