24 março 2008

PUBLICO.PT aproxima-se da blogosfera e lança o serviço TWINGLY

O sítio web do jornal português PÚBLICO passou, desde hoje, a permitir uma maior ligação entre os blogues e o conteúdo editorial, por meio de uma ferramenta que supervisionar as conversas na blogosfera sobre os artigos publicados no sítio.

A ferramenta, chamada Twingly, está disponível numa série de jornais europeus – como o “Politiken”, na Dinamarca, ou o “Dagbladet”, na Noruega – e permite que no próprio artigo do PUBLICO.PT apareça uma referência a todos os blogues que comentaram a notícia, o que aumenta a interatividade com os cibernautas e alarga as ligações do jornal com a comunidade que serve.

Ao comentar as notícias do PUBLICO.PT, os cibernautas contribuem para alargar a discussão na esfera pública. Ao fazer um link automático para os blogues, o PÚBLICO ajuda na difusão das conversas que se geram na blogosfera sobre as notícias, e transforma os próprios níveis de participação no site.

O Twingly procura referências aos artigos do PÚBLICO em toda a blogosfera e cria ligações automáticas para esses artigos. Ao visitar uma notícia do PÚBLICO, o cibernauta sabe o que o jornal escreve sobre o assunto e também, ao mesmo tempo, o que o resto da comunidade escreve sobre o tema, sem necessidade de andar à procura em motores de pesquisa.

Nenhum comentário: