31 março 2008

Professor de jornalismo português confirma participação no I Colóquio Ibero-americano

O professor Dr. João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, confirmou participação no I Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo, que acontece no dia 20 de abril, às 18h00, na programação do XI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO e terá a participação, como mediador, do vice-presidente do FNPJ, professor Dr. Juliano Carvalho.

João Canavilhas no texto "Webjornalismo: da pirâmide invertida à primâmide deitada", sustenta que usar a técnica da pirâmide invertida (padrão adotado pelas mídias impressas, onde as informações mais importantes da matérias devem constar na introdução - lead - do texto) na web é cercear o webjornalismo de uma das suas potencialidades mais interessantes: a adoção de uma arquitetura noticiosa aberta e livre navegação. É de João Canavilhas a proposta da pirâmide deitada como alternativa à pirâmide invertida como modelo para a construção da narrativa jornalística nos cibermeios.

O I Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo terá ainda a participação do professor Dr. José Marque de Melo (Brasil), Ramón Salaverría (Espanha), Paulina Emanuelli (Argentina) e Thomas Bass (USA).

Nenhum comentário: