10 março 2008

Inventário do pensamento jornalístico português

Por Marcos Palácios (GJOL) - UFBA

O pesquisador português Jorge Pedro Souza informa o lançamento da versão inicial e experimental do site de um projeto da Universidade Fernando Pessoa que visa recuperar o pensamento jornalístico português produzido até ao 25 de Abril de 1974.

A idéia é fazer do site uma espécie de biblioteca de resumos de livros sobre jornalismo publicados em Portugal, por autores portugueses, antes de 1974.
Dos 350 livros inventariados em bibliotecas (primeira fase do projeto), estão disponíveis fichas de leitura de cerca de 120, maioritariamente elaboradas pelos alunos de Ciências da Comunicação da UFP.Também se encontram no sítio do projeto textos de interpretação, contexto e resultados.

Jorge Pedro Souza pede a colaboração dos colegas na melhoria do site, através do envio de informações sobre livros (exclusivamente livros) sobre jornalismo publicados em Portugal até 1974 e da autoria de autores portugueses que não surjam no inventário. Igualmente benvindas são fichas de leitura, para inserção no sítio.
O projeto deverá estar concluído no próximo ano e tem o apoio financeiro da Fundação Fernando Pessoa.

Marcos Palacios - UFBA

Nenhum comentário: