30 junho 2008

Processo tumultuado de eleição na UFMS

O processo eleitoral para sucessão do reitor da UFMS acontecerá no dia 4 de agosto conforme decisão do Conselho Universitário em reunião realizada no último dia 27 de junho. Segundo o portal de notícias Midiamax, única mídia a fazer a cobertura do processo, "os três candidatos a reitor que se declaram de oposição na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) convocam uma assembléia para amanhã, em que toda a comunidade acadêmica é chamada a discutir o processo eleitoral na instituição. Eles propõem a mudança da data da eleição, marcada para 4 de agosto, argumentando que não há tempo para se realizar os debates entre os concorrentes, nem de percorrer todos os campi".

O processo eleitoral deveria ter iniciado no mês de maio, pois o mandato do atual reitor termina em setembro e a data da eleição tem prazo para composição da lista tríplice a ser enviado ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

Ainda conforme o Midiamax, "os candidatos a reitor, professores e acadêmicos foram ao Ministério Público Federal, nesta segunda pela manhã, para formalizar o pedido para que seja aberto procedimento investigativo contra o reitor Manoel Catarino Paes Peró, que teria desrespeitado o estatuto da instituição no processo eleitoral.

O processo sucessório da UFMS tem quatro candidatos a reitor, a pró-reitora de Pesquisa e candidata apoiada pelo reitor autal, professora Célia Maria da Silva Oliveira; o pró-reitor de Ensindo de Graduação, Cézar Benevides; o professor do CCHS, Antonio Osório e o professor do CCBS, Jair Vicente.

Nenhum comentário: