12 fevereiro 2008

Revista Veja processa jornalista por série de reportagens no Google Pages

De um post de Alberto Marques - Blog GJOL

Consideramos muito importante dar divulgação a estes fatos.

"Como era de esperar, os artigos publicados em capítulos no Google Pages, sobre a recete história da Revista Veja, rendeu ao jornalista Luis Nassif um processo. Para Nassif, "o maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos foi o que ocorreu com a revista Veja. Gradativamente, o maior semanário brasileiro foi se transformando em um pasquim sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificadores contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico".

O jornalista foi processado por dois figurões da revista - Lauro Jardim, editor da seção "Radar", e Eurípedes Alcântara, diretor de redação. Nesta segunda-feira (11), Nassif minimizou o contra-ataque e declarou que a "guerra santa" continua. "Eu dei a cara pra bater, alguém tinha que fazer isso. Eu sei que é um adversário imenso. Mas alguém tem que falar", afirmou Nassif. "Essa disputa jurídica vai ser importante para uma discussão mais ampla. Em toda a minha carreira, eu nunca vi alguém fazer um jornalismo como o que a Veja está fazendo."

Nassif considerou a decisão "um direito dos dois", mas fez uma ponderação: "Eles podiam tentar explicar a situação. A Abril mandou uma carta contestando alguma coisa e foi publicada no meu blog e no iG. Já a Veja não tem por hábito permitir o direito de resposta. Isso é uma afronta maior. Para mim, ferir a liberdade de expressão é não permitir o direito de resposta".

A carta a que Nassif se refere foi enviada pela editora Abril ao iG, reivindicando um pedido de resposta à série. A editora afirmou que "repudia veementemente as informações" divulgadas na página do jornalista, entre os meses de dezembro de 2007 e janeiro de 2008.

A editora Abril não tomará nenhuma atitude jurídica em relação às afirmações de Nassif, que vai contratar um advogado. Ele acha que os jornalistas estão sendo precipitados em iniciar o processo tão cedo. "Eles deveriam esperar o fim da série para me processar, porque eu vou apresentar um conjunto de elementos e provar minhas teses".

Um episódio a acompanhar!!!
Via Vermelho.

Alberto Marques

Nenhum comentário: