03 fevereiro 2008

Apartheid no carnaval da Bahia

Domingo de carnaval! A revista Carta Capital publica edição com um expressivo "SALVADOR: a revolta da periferia". Ao ler a matéria, nada mais apropriado para uma semana de carnaval do que mostrar a realidade do carnaval "democrático" da Bahia. Não há qualquer tipo de ranço ou preconceito ao carnaval, à festa popular que acontece nas ruas de Salvador. Mas é importante que todos tenham conhecimento do "verdadeiro" carnaval, da real folia que se desenrola nas ruas da principal cidade carnavalesca do Brasil.

E o que mostra essa realidade não é exatamente a reportagem da revista, que mostra a revolta da periferia de Salvador, especificamente da população negra contra a polícia estadual e conseqüentemente contra as autoridades baianas.

No final da matéria, a revista indica um vídeo postado no Youtube em que, numa visão simples e bem trabalhada, mostra a realidade do carnaval do axé, do carnaval de rua de Salvador.

Confira as imagens abaixo e faça você mesmo juízo da festa carnavalesca baiana, que não é muito diferente de outros locais.

Nenhum comentário: