07 fevereiro 2008

Correio do Estado atualiza página na internet

O jornal Correio do Estado lançou nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, sua nova página na internet. O lançamento foi realizado na ocasião do aniversário do jornal que completa 54 anos. Embora não seja o primeiro jornal de Mato Grosso do Sul, é o mais antigo em circulação.

O Blog Ciberjornalismo, associado a este, havia indicado a atualização do sítio web do Correio do Estado no dia 8 de fevereiro do ano passado. O projeto esteve em estudo por todo esse tempo. Passado um ano da proposta, executada pela Master Case, finalmente o jornal resolveu colocar na rede a nova versão.

Da primeira proposta em fevereiro de 2007 para aquela que foi lançada hoje, há características que não atende as peculiaridades do ciberjornalismo. O acesso ao conteúdo da página remete à edição digitalizada do jornal e apenas para assinantes. O conteúdo aberto está muito restrito, o leitor acesso apenas 4 ou 5 linhas da notícia. Essa situação é muito constrangedora, pois o leitor não assinante fica frustrado, ele tem menos informações se comparado ao sítio web anterior. Além disso, a primeira página, capa do sítio web, está mais pobre. Embora seja o visual mais leve, mais atualizado aos padrões cotidianos, peca pela pobreza nas informações. A Master Case também não pensou no mais recente mercado de acesso a internet realizado pelos dispositivos móveis, principalmente os celulares. De outro lado, um leitor assiduo do jornal que mora fora de Campo Grande e que, portanto, não é assinante do jornal, vai ter acesso a menos informações.

O projeto final da Master Case ficou muito abaixo do padrão atual dos jornais na internet. Um exemplo, que poderíamos chamar de modelo e que está inerente aos melhores jornais norte-americanos ou europeus, é do jornal Gazeta do Povo de Curitiba.

No caso do Correioweb - Correio do Estado na internet - , como está a ser denominado pelos diretores da empresa, a Master Case tem muito o que melhorar. Importante destacar que o nome Correioweb é utilizado há muito tempo pelo Correio Braziliense.

Nenhum comentário: