02 outubro 2007

Divulgado relação de trabalhos do Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e Santa Catarina


O coordenador local do 3º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e 1º Encontro de Professores de Jornalismo de Santa Catarina, professor Márcio Fernandes, divulgou a relação dos trabalhos que serão apresentados no evento. O encontro acontece em Guarapuava (PR) entre os dias 5 e 7 de outubro, no Hotel Spa Med Vale. O presidente da Abraji e ex-ombudsman da Folha de S.Paulo, jornalista Marcelo Beraba (foto), fará a conferência de abertura do evento que terá como tema "Ensino do Jornalismo: profissionalização, mercado e avaliação de cursos".

Segundo Márcio Fernandes, foram 30 trabalhos inscritos, número que revela o crescimento do encontro e o interesse dos professores em debater experiências e questões que afetam suas atividades no cotidiano da formação do jornalista.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de outubro, pela internet no endereço: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/index.php?cf=5. Estudantes de jornalismo podem participar e fazer a inscrição nesse mesmo endereço. Se preferir, clique no link para acessar o sítio web do Encontro.

Confira aqui (PDF) a relação dos trabalhos inscritos no 3º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná e 1º Encontro de Professores de Jornalismo de Santa Catarina.

Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo foi criada por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas.
A iniciativa nasceu no seminário 'Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos'. O evento foi organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves. No final, vários de nós passamos a nos perguntar porque não temos ainda no Brasil uma instituição parecida com a IRE (Investigative Reporters & Editors), criada pelos jornalistas dos Estados Unidos, ou o Centro de Periodismo de Investigación, de nossos colegas mexicanos.

Tema do Encontro
O tema do 3º Encontro de Professores de Jornalismo do Paraná foi proposto pelo Diretor Regional Sul do FNPJ, professor Dr. Sérgio Luiz Gadini e depois acatado pelo professores de Santa Catarina durante o 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, quando decidiram agregar esforços e realizar os dois encontros em mesmo local e data. O tema reflete a preocupação dos professores de jornalismo dos dois estados sobre a qualidade do ensino e a inserção dos novos profissionais no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: