08 abril 2008

FNPJ e FENAJ coletam dados sobre as escolas de Jornalismo

Do Boletim da Fenaj

O FNPJ e a FENAJ vão promover um levantamento, em todo o país, sobre o número exato de escolas de Jornalismo em funcionamento. Serão coletados dados sobre a situação de cada escola, o número de professores, quantos são jornalistas e quantos estudantes formam por ano ou semestre, além de alguns outros dados importantes.

Para isso, a FENAJ recorreu aos Sindicatos e o FNPJ às suas diretorias regionais. Na semana passada foi solicitado que cada Sindicato de Jornalistas, com a ajuda dos diretores da FENAJ e FNPJ nos seus estados, providencie o levantamento, enviando os dados para a Federação o mais rápido possível. A idéia é fazer um cadastro com os dados completos de cada um dos cursos de Jornalismo existentes no país.

A diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento Profissional da FENAJ, Valci Zuculoto, considera que este levantamento possibilitará uma maior aproximação das duas entidades com as escolas de comunicação. Ele é de fundamental importância para fortalecermos nossa relação com os cursos e as campanhas que as entidades do campo do Jornalismo desenvolvem, diz.

Segundo a diretora, informações mais detalhadas sobre os cursos, onde funcionam, quantos professores integram seus quadros, e o número de acadêmicos em formação serão importantes para potencializar campanhas dos jornalistas como as da defesa do diploma, da qualidade do ensino, do estágio acadêmico, e da valorização da profissão.

Nenhum comentário: