13 dezembro 2007

O que há de errado com a formação dos jornalistas?

Post publicado pelo professor Marcos Palácios no Blog do GJOL destaca a palestra do Prof. Koldo Meso, da Universidade de País Basco na Espanha, sobre as condições para o ensino de jornalismo e qualificação dos novos profissionais para as, digamos, novas relações de trabalho e produção.

Conforme o texto de Marcos Palácios, "no terceito dia do Mini-Curso sobre Tendências e Cenários Futuros do Jornalismo na Internet, em andamento na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o Prof. Koldo Meso, da Universidad del País Vasco (Espanha), falou sobre os processos de adaptação do ensino do jornalismo à nova situação de produção para múltiplas plataformas e assinalou o que já foi feito e o que está por ser feito".

A condição de "jornalista multimídia" tem sido continuamente ratificada nas aulas de ciberjornalismo ministradas pelo professor Gerson Luiz Martins na UFRN. Soma-se a esse aspecto, o domínio do instrumental da informática, principalmente no que diz respeito a banco de dados, softwares de aplicação gráfica e linguagem php, como referência principal, junto com banco de dados, para administração de informações na rede.

Cobertura completa do Mini Curso está no Blog Herdeiro do Caos, de Yuri Almeida.

Um comentário:

Yuri Almeida - almeidayuri@hotmail.com disse...

Saudações Gerson,
A palestra foi bastante rica, trouxe aspectos importantes para "garantirmos" um futuro mais glorioso para o ciberjornalismo.
Grato pelo link.
Yuri Almeida
herdeirodocaos.wordpress.com