24 setembro 2006

Gol: A frota mais nova do Brasil


A Gol Linhas Aéreas se orgulha de dizer e incluir nas campanhas publicitárias que tem a frota mais nova do país. Não é verdade. Quem costuma viajar pela Gol verifica que os mais “novos” aviões arrendados fazem parte de um grupo de sucatas que as empresas norte-americanas não querem mais. São aeronaves que foram encostadas pelas empresas e que a Gol trouxe para o Brasil.

Um dos chamariz da empresa, quando iniciou suas atividades, era de que, apesar de não oferecer um serviço de bordo, o chamado “low fire”, possuía aviões novos que ofereciam sensação de segurança, muito mais importante que a comida servida nas empresas mais antigas.

Isso acabou! O que a Gol oferece? Não há serviço de bordo, não há preço competitivo (outra razão do crescimento rápido da companhia) e não tem aeronaves novas, acabou o chamariz da empresa.

Infelizmente, num pais de dimensões continentais como o nosso somos obrigados a conviver com apenas duas empresas que oferecem serviço nacional. Acredito que seja a hora do DAC liberar o mercado doméstico para as empresas estrangeiras, pois que as companhias nacionais quebram por excesso de roubalheira de seu dirigentes. Esse foi o caso da VASP, Transbrasil e agora da VARIG.

Nenhum comentário: