Pesquisador de Ciberjornalismo participa de Encontro em São Paulo
O professor Dr. Ramón Salaverría, pesquisador e cientista na área de ciberjornalismo, esteve presente no 1º Colóquio Ibero-americano de Professores de Jornalismo, realizado em São Paulo, no dia 20 de abril, na programação do XI Encontro Nacional de Professores de Jornalismo - ENPJ.
Salaverría, que atua na Universidade de Navarra, Espanha, falou da situação do ensino de jornalismo na Espanha e ainda respondeu muitas perguntas sobre o processo de transformação que perpassa o jornalismo espanhol no que se refere ao ciberjornalismo.
Segundo informações da pesquisadora Carla Schwingel no Blog Sistemas para o Ciberjornalismo, Salaverría "ressaltou que a maioria dos veículos e organizações jornalísticas que buscam profissionais nas faculdades espanholas procura por especialistas no meio digital. A crescente importância desta modalidade jornalística, foi confirmada por uma pesquisa que mapeou, em 2005, a situação dos meios na Espanha, que possuía 135 jornais impressos; mais de 7 mil revistas, mais de quatro mil emissoras de rádio, 900 emissoras de televisão e 1.274 publicações online. Os professores de jornalismo da Espanha nos últimos anos formalizaram redes de pesquisa e alteraram os currículos dos cursos com vistas a ensinar as ferramentas do meio digital para além de questões instrumentais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário