22 maio 2008

Mudança de horário em Mato Grosso do Sul terá plebiscito

A proposta de mudança do fuso horário de Mato Grosso do Sul (uma hora a menos que Brasília) recebeu um impacto recentemente. O processo começou quando a TV Morena, principalmente, foi obrigada a retransmitir a programação da Rede Globo conforme as normas da Classificação Indicativa e por isso transmitir os programas uma hora depois da exibição nacional, exceção do Jornal Nacional, o que obrigou a emissora a gravar a programação para depois exibir. Isso gerou, sem dúvida, acréscimo nos custos da emissora, além de algumas reclamações da audiência, com perda de assistência, principalmente na transmissão dos jogos de futebol, que não foram mais exibidos integralmente, mas apenas compactos em outros horários. Assim, a emissora colocou seus técnicos de plantão e provocaram uma audiência "pública" na Câmara dos Vereadores, com apoio da Federação das Indústrias do estado, que tem forte influência da família Zahran, proprietária da emissora de TV. A audiência, que não foi tão pública assim, pois não teve qualquer chamamento à população ou às lideranças comunutárias, na mídia local, apesar de ter a participação decisiva dos técnicas da TV Morena, teve o apoio de alguns vereadores interessados mais na exposição na mídia do que defender interesses comunitários e sociais.

O proposta foi encampada pelos senadores Valter Pereira e posteriormente Delcídio do Amaral, sendo que este último se apressou e, como numa "rasteira" no senador Pereira, se aliou ao ex-senador Julio Campos para apresentar proposta de mudança do fuso nos dois estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, diretamente no Senado Federal.

Depois desse encaminhamento, o senador Valter Pereira retrocedeu e propôs a realização de um plebiscito em Mato Grosso do Sul para saber da população se deseja a mudança no fuso horário.

Os poderes, econômico e político, locais estão em plena campanha e é possível observar inúmeros veículos em Campo Grande que ostentam adesivos pró mudança do fuso horário (Mato Grosso do Sul na hora certa), assim como dezenas de out-doors (painéis) patrocinados pela Federação das Indústrias (Fiems) e pela mídia como forma de influenciar a população para responder positivamente à proposta de mudança do fuso horário.

Nenhum comentário: