05 outubro 2006

Blogs de jornalistas dão o tom das eleições locais


Manhã de quinta-feira em Brasília. Apesar do horário avançado de repouso no dia anterior, ou melhor, desta madrugada, acordo cedo pois o calor e o ambiente diferente incomodam e a claridade que chega da rua diz: "vamos acordar, está na hora". Em Natal, que tem uma claridade muito forte, qualquer pessoa que chega logo percebe isso, é ela que desperta todos os dias muito cedo. Em Natal o poente acontece às 17h30 e o nascente, logo logo será, às 4h30. Tanto é que, alguns meses atrás em artigo na Tribuna do Norte e em postagem neste blog, propus a equivalência do horário do extremo oriente do Brasil com o horário de Fernando de Noronha. Bom! Voltemos a manhã desta quinta. Nesta manhã ligo o note e de imediato recebo os post's do Marcos Palácios - caramba! Ele não sai da frente do computador. Todos os dias têm postagem - e vou ler no Blog do GJOL. Encontro uma referência aos últimos visitantes do Blog e as referências ou links de outros.

Encontro o Blog, que havia visitado outras vezes, de Márcia Benetti - PATIFARIA que, nas últimas postagens, faz uma análise das eleições recentes no Brasil.
A eleição no Rio Grande do Sul foi uma situação "surpresa", nem mesmo os institutos de pesquisa apontavam a liderança de Yeda Crusius e a ida dela para segundo turno, bem como a derrota do atual governador. Pois bem! Os textos de Márcia Benetti, como de tantos outros jornalistas que escrevem blog's, apresenta uma leitura muito interessante sobre o panorama eleitoral gaúcho que somente quem está no ambiente pode apresentar. Para o resto do país a vitória de Yeda Crusius se apresenta de forma natural no ambiente político e talvez, na avaliação geral, seja que "mereça" ser eleita no segundo turno. A mídia televisiva faz essa leitura e transmite para milhões de telespectadores.

As postagens de Márcia Benetti no Blog Patifaria, assim como dos outros jornalistas, é muito importante para que as pessoas, pelos menos as que têm acesso a internet, possam vislumbrar cenários mais próximos da realidade política, tão complexa, deste país.

Se você visitar o blog da Márcia Benetti, leia o post "que meda", assim mesmo sem caixa alta ou letras maiúsculas. Para os estudantes de mestrado, doutorado e até mesmo das inúmeras especializações recomendo o texto "a arte de ser mestre".

Em tempo: peço licença para Márcia Benetti no uso de sua "marca virtual", o pintinho. Se por acaso o "pintinho" sumir do post, será porque a professora Márcia não autorizou o uso!

Nenhum comentário: