27 outubro 2006

Justiça Eleitoral manda InterTV Cabugi suspender transmissão


O TRE-RN determinou que a InterTV Cabugi, afiliada da Globo no Rio Grande do Norte, suspendesse o sinal por descumprimento de ordem judicial. Segundo o Blog de Thaisa Galvao, "somente às 17h00 o sinal da InterTV Cabugi foi cortado, por determinação da justiça eleitoral.
A sentença do juiz Raimundo Carlyle foi entregue à direção da emissora às 13h00, determinando que o sinal fosse cortado às 15h00. Como a emissora permaneceu com sua programação nornal, o juiz pediu reforço federal. Policiais federais foram à sede da emissora para exigir o cumprimento da lei".

Ainda segundo o Blog de Thaisa Galvão, "mesmo fora do ar, Cabugi exibirá propaganda eleitoral e debate entre os presidenciáveis. Significa que a emissora permanece fora do ar mas, como responsável pela geração da propaganda eleitoral, exibirá os programas eleitorais. Depois corta o sinal e retoma às 22h30 para exibir o debate. Em seguida sair do ar mais uma vez e só retorna amanhã, às 17h00".

O Blog informou ainda que "o advogado da coligação Vitória do Povo, Erick Pereira, explicou agora que a InterTV Cabugi só está fora do ar “porque o marketing de Garibaldi enviou à emissora um programa contendo propaganda ilegal”. Para Erick, se o marketing tivesse acatado a primeira sentença do juiz Raimundo Carlyle, determinando que não exibisse programa com participações de Antônio Jácome, Ricardo Motta e Adão Eridan, a emissora não teria sido punida."

13 outubro 2006

Bairro de Capim Macio abandonado e esquecido


Passado o período de chuvas, o inverno, o bairro de Capim Macio, em Natal, continua abandonado. Não há qualquer tipo de atividade da Secretaria Municipal de Urbanismo ou da Secretaria de Obras. O bairro não possui ruas pavimentadas e, assim como mais de 80% de Natal, não tem estrutura de saneamento. O abandono do bairro pelo poder público municipal, a despeito de ter o IPTU mais caro, é uma tragédia imposta aos moradores. O prefeito enche os bolsos com os impostos do bairro, mas não reverte qualquer tipo de serviço que beneficie os contribuintes. A coleta de lixo é realizada apenas 3 vezes por semana. Como em todas as grandes cidades brasileiras, a coleta deveria ser diária. Esse fato provoca inúmeros pontos de depósito de lixo nas ruas do bairro, que também não possuem serviço de manutenção, como o corte do mato.

Tudo indica que o prefeito atual despreza o bairro e não tem qualquer interesse na urbanização de Capim Macio.
Para informação geral, o bairro de Capim Macio está localizado na Zona Sul de Natal e serve de cartão de visita da cidade, pois os turistas que chegam atravessam o bairro em direção aos principais hotéis e pontos turísticos.

____________
Foto: Prefeito de Natal, Carlos Eduardo.

12 outubro 2006

Vidros quebrados colocam em risco banhistas em Ponta Negra


A grande quantidade de vidros quebrados nas areias da praia de Ponta Negra é um risco para os banhistas que frequentam a praia. Centenas de cacos de vidro espalhados pela areia podem provocar cortes profundos naqueles que usam a praia para banho ou para caminhada. Além dos restos de construção como pedaços de tijolo, concreto, ferro somam os pedaços de vidro quebrado. Para os que fazem caminhadas na praia ou ainda mesmo costumam correr, o perigo fica maior.

A prefeitura de Natal deveria infligir aos hotéis de Ponta Negra uma limpeza periódica da praia. É impressionante como os hotéis não cuidam dos seus hóspedes, pois na praia em frente dos principais hotéis há muitos vidros quebrados. Os hóspedes e turistas de Ponta Negra não podem caminhar e olhar a beleza da paisagem local. As pessoas têm que caminhar e olhar para o chão para que não tenham os pés feridos pelos pedaços de vidro em toda faixa de areia.

Também é impressionante como a prefeitura de Natal não cuida de um dos seus maiores patrimônios!

08 outubro 2006

Web site ou Blog?


Muitos me perguntam: por que você que tem um sítio web na internet e pode, em tese, escrever e publicar o que quiser, mantém ainda um blog? A resposta é simples. A página na internet (www.gersonmartins.jor.br) tem o objetivo de oferecer subsídios e apoio para os estudantes de jornalismo, além de ser mais um trabalho de divulgação de fatos, eventos e ações do jornalismo, dos jornalistas e das entidades do jornalismo, enfim do campo do jornalismo. Assim, deve ser um trabalho mais sério, compromissado, pautado, organizado. No blog há maior liberdade, pode-se escrever mais à vontade, sem compromissos mais sérios, sem uma lógica estreita do que se poderia chamar de linha editorial. Há mais liberdade no blog, pois a origem remonta um caderno de anotações. E no cotidiano, as pessoas podem observar, criticar, comentar e anotar. Esse é o "espírito" do blog.

E por falar nisso, há um novo texto de opinião publicado no sítio web. O título é Perder bons jornalistas. Comento o caos e a situação dramática em que se transformou o estágio (irregular) dos estudantes de jornalismo.

05 outubro 2006

Blogs de jornalistas dão o tom das eleições locais


Manhã de quinta-feira em Brasília. Apesar do horário avançado de repouso no dia anterior, ou melhor, desta madrugada, acordo cedo pois o calor e o ambiente diferente incomodam e a claridade que chega da rua diz: "vamos acordar, está na hora". Em Natal, que tem uma claridade muito forte, qualquer pessoa que chega logo percebe isso, é ela que desperta todos os dias muito cedo. Em Natal o poente acontece às 17h30 e o nascente, logo logo será, às 4h30. Tanto é que, alguns meses atrás em artigo na Tribuna do Norte e em postagem neste blog, propus a equivalência do horário do extremo oriente do Brasil com o horário de Fernando de Noronha. Bom! Voltemos a manhã desta quinta. Nesta manhã ligo o note e de imediato recebo os post's do Marcos Palácios - caramba! Ele não sai da frente do computador. Todos os dias têm postagem - e vou ler no Blog do GJOL. Encontro uma referência aos últimos visitantes do Blog e as referências ou links de outros.

Encontro o Blog, que havia visitado outras vezes, de Márcia Benetti - PATIFARIA que, nas últimas postagens, faz uma análise das eleições recentes no Brasil.
A eleição no Rio Grande do Sul foi uma situação "surpresa", nem mesmo os institutos de pesquisa apontavam a liderança de Yeda Crusius e a ida dela para segundo turno, bem como a derrota do atual governador. Pois bem! Os textos de Márcia Benetti, como de tantos outros jornalistas que escrevem blog's, apresenta uma leitura muito interessante sobre o panorama eleitoral gaúcho que somente quem está no ambiente pode apresentar. Para o resto do país a vitória de Yeda Crusius se apresenta de forma natural no ambiente político e talvez, na avaliação geral, seja que "mereça" ser eleita no segundo turno. A mídia televisiva faz essa leitura e transmite para milhões de telespectadores.

As postagens de Márcia Benetti no Blog Patifaria, assim como dos outros jornalistas, é muito importante para que as pessoas, pelos menos as que têm acesso a internet, possam vislumbrar cenários mais próximos da realidade política, tão complexa, deste país.

Se você visitar o blog da Márcia Benetti, leia o post "que meda", assim mesmo sem caixa alta ou letras maiúsculas. Para os estudantes de mestrado, doutorado e até mesmo das inúmeras especializações recomendo o texto "a arte de ser mestre".

Em tempo: peço licença para Márcia Benetti no uso de sua "marca virtual", o pintinho. Se por acaso o "pintinho" sumir do post, será porque a professora Márcia não autorizou o uso!

04 outubro 2006

Oligarquia potiguar se renova


O resultado das eleições 2006 define um novo perfil do poder político potiguar. As "raposas velhas" saem de cena, muitas vezes por meio do eleitor que se cansou de suas artimanhas, e assumem os novos políticos que não são tão novos assim. Na realidade, não há uma renovação verdadeira. Há apenas a substituição da velha oligarquia pelos seus herdeiros.

O interessante é que nessa "renovação"muitos estão a assumir cargos políticos sem ter qualquer vivência no trato da coisa pública. São pessoas "comuns", de vida doméstica que por causa de sua heerança familiar se submetem ao voto, às urnas, como uma milionária campanha, substituem ou ainda ampliam os poderes políticos dos seus patriarcas ou matriarcas.

Observe os exemplos que a mídia apresentou recentemente quando fez um balanço das eleições:

* "Novo"político | Político | Parentesco | Cargo do Principal
* Fábio Faria | Robinson Faria | Filho / Pai | Deputado
* Márcia Maia | Wilma de Faria | Filha / Mãe | Governadora
* Walter Alves | Garibaldi Alves | Filho / Pai | Senador
* Geraldo Neto | Geraldo Melo | Neto / Avô | Senador
* Felipe Maia | José Agripino | Filho / Pai | Senador

Os novos políticos oriundos de uma vida "doméstica" não têm preparo para legislar, se assemelham, de certa forma, ao mais recente caso bizarro da política brasileira, Clodovil Hernandes, que questionado sobre projetos ou mesmo sobre política, não soube responder, ou melhor, respondeu que nada sabe, nada conhece. Está mais preocupado em definir que roupa vestir para sua estréia na Câmara Federal do que, o que seria a atuação mais elementar e fundamental do parlamentar, legislar, elaborar projetos de lei que promovam o desenvolvimento social do país.

Assim são os "novos" parlamentares do estado potiguar. Uma herança e uma continuidade da velha oligarquia e a permanência do coronelismo tão comum em qualquer região do Brasil.

-----------
Foto: Augusto Cézar Bezerra
Fonte: Tribuna do Norte

01 outubro 2006

E deu segundo turno na eleição presidencial


A situação deixou muito irritado o presidente Lula, mas foi o preço pela sua ausência no debate. Como anotei em post neste Blog, a população até havia menosprezado a questão da compra da dossiê. O que o povo não deu perdão foi a covardia do presidente ao se ausentar do debate e explicar os fatos sobre a compra do dossiê.
Professor em Mato Grosso do Sul comentou o segundo turno da eleição presidencial como resultado das fotos do dinheiro da compra do dossiê. Foi infeliz no comentário. O fato principal foi a ausência do debate. E que o presidente tenha aprendido a lição. Não pode faltar nos próximos debates. Ainda pode ser reeleito.